FEMINIST




Há muitos muitos anos li uma frase da Simone de Beauvoir que nunca mais me largou: "Não se nasce mulher, torna-se mulher".
A citação tem acompanhado o meu crescimento enquanto ser humano e mulher (lá está) e ganha cada vez mais corpo. Afinal de contas, o que é ser mulher e, mais, o que é sê-lo hoje? Não costumo fincar publicamente as minhas opiniões, os meus valores, as minhas crenças mas também não sou do género de ficar indiferente.
Acompanho o trabalho das Capazes desde o primeiro dia e quando lançaram esta colecção de t-shirts com mensagens inspiradoras achei que estava na altura de dar um cunho mais pessoal, mais "agressivo", a uma temática que tanta tinta tem feito correr: o feminismo.
O meu amigo e fotógrafo Manuel Manso bateu as chapas (maravilhosas) cá em casa, a Irene fez o favor de me maquilhar realçando aquilo que mais salta à vista no meu rosto, os olhos, coloquei no cabelo o gel do meu marido e na alma a minha melhor intenção. Que é simplesmente a de homenagear as mulheres, as de ontem, de hoje e as de amanhã. As mulheres que me inspiram, as mulheres da minha vida e aquelas de relação mais distante mas que sem elas o conceito Mulher não seria o mesmo. Mulheres da nossa história e da história dos outros, mulheres com quem me cruzo no caminho, mulheres que devoro em palavras, outras quando as ouço no vinil cá de casa, mulheres que me encantam no movimento gracioso da dança... 
Tão próximo de celebrar a Liberdade, celebremos também a liberdade de sermos quem quisermos, de nos reinventarmos, de nos sentirmos iguais e livres nas nossas escolhas, despidas de preconceitos e mais "amigas" umas das outras. 

Este post foi um grande desafio (embora possa não parecer) nestas fotografias também me sinto uma mulher diferente, a lente não foi a habitual nem a mão que a dispara. E no final assalta-me o pensamento mais uma vez a frase da Simone de Beauvoir... "não se nasce mulher, torna-se mulher"!










Fotografia | Manuel Manso
Make Up | Irene Trascasa
Styling | Tee Feminist Capazes



O The Close Up no Facebook, aqui!


No comments:

Post a Comment