SEGUNDO MUELLE


Esta semana fui convidada para um workshop de cozinha peruana no restaurante Segundo Muelle, ali mesmo ao lado do Mercado da Ribeira. No convite falavam em ceviche e pisco o que me deixou logo com a água ma boca! 
Lá consegui conciliar agendas e aceitei o convite sem demoras e logo a contar os dias para este momento. Confesso que já conhecia o restaurante, o dito do pisco, o ceviche e mais alguns pratos. Mas ter a oportunidade de estar ao lado do chef peruano Javier Iparraguirre a aprender todos os segredos destas receitas, foi ainda melhor.



O espaço do Segundo Muelle é muito bonito, enorme, faz-nos lembrar um barco, cheios de cordas do teto, cenário perfeito para uma tarde de sabores do mar. Mesa pronta com todos os ingredientes necessários e um pisco sour para quebrar o gelo e dar início a este momento tão guloso. 
E aqui começa a surpresa! Afinal fazer ceviche não é assim tão simples como costumava fazer, a receita peruana leva muitos mais ingredientes do que aqueles que uso e foi uma excelente descoberta. Vários tipos de malaguetas, aipo, gengibre, cebola branca triturada, limas, alho, sal, coentros, cebola, o peixe à escolha e muito mais. De salientar o corte do peixe, deve ser na diagonal, a 45 graus, para "agarrar" bem o sabor dos outros ingredientes e o sumo da lima não deve ser espremido até ao fim para não se tornar demasiado amargo! 




Uma verdadeira delicia e uma vez que tenhamos tudo o que é necessário, é uma receita muito rápida, simples e saudável! 

O Pisco Sour é também simples de fazer: pisco (aguardente de uva), xarope de açucar, claras de 1 ovo, gelo, sumo de lima, vai ao shaker e no final uma gota de amargo de angostura!
Depois de meter a mão na massa, fomos brindados com um almoço para degustar alguns dos mais famosos pratos do restaurante!

Vale mesmo a visita, provem o pisco sour e se forem para o peixe deixo esta sugestão de vinho branco: Vinha da Urze!
No final, foi um excelente programa para o meu dia de folga, conheci e revi algumas pessoas e deu para pôr a conversa em dia durante o almoço!







E como hoje é sexta-feira porque não irem conhecer o Segundo Muelle ou abram alas na cozinha e aventurem-se nestas receitas!


Fica a sugestao!




O The Close Up no Facebook, aqui!


No comments:

Post a Comment