MEET MADEMOISELLE ANA!


Não é a primeira mulher, mãe e profissional que entrevisto no The Close Up mas é, certamente, a primeira com três filhos. Só isso já é admirável mais ainda quando juntamos à receita uma mulher moderna e um negócio que cresce a olhos vistos.
Ana Jorge é empreendedora, virtualmente conhecida como Mademoiselle, uma marca portuguesa irreverente, original e muito trendy.
A Mademoiselle é uma mulher ativa, prática, bonita e a Ana também o é, mudou a sua vida, concebeu este negócio, cria peças "giras que se fartam" e cuida da família. Vive dias longos e preenchidos, muito intensos e, acima de tudo, normais e naturais, próprios de quem tem mil e uma coisas a fazer e a tratar.
Vamos ficar a conhecer o seu dia, a sua inspiração e, principalmente, a azáfama que a carateriza e que faz com que seja uma Mulher com M grande, do caraças... sincera e real!


TCUP- Quem é a Ana Jorge?
Ana Jorge- A Ana Jorge é uma miúda (que é como quem diz) para lá de irrequieta e sempre em stress... Humilde e sincera. Sonhadora e amiga. Mas é especialmente há 14 anos uma mulher e mãe. E não é fácil. Nada fácil. (sou péssima a falar de mim!).

TCUP- E quem é a Mademoiselle?
AJ- A Mademoiselle, essa sim, é uma mulher determinada, sem medos, pragmática, objetiva e cheia de metas. Com a maior das forças para continuar a fazer crescer aquilo que se tornou a sua vida e a vida da família, com tudo de bom mas também de mau que uma decisão acarreta.




TCUP- Como é o teu dia-a-dia?
AJ- O meu dia-a-dia é uma roda viva e o mais engraçado é que eu tenho dias em que nem sequer dou conta de que aquele dia já é outro dia (risos)! Em tempo de aulas e colégios a alvorada é as 07h00, despachar a malta toda é o "verdadeiro drama", os pequenos-almoços nem se fala... Sair de casa a correr, quase tudo a reboque, deixar o mais velho e ir a correr deixar os dois mais novos. Páro 5 minutos e bebo café, oiço sempre "Menina Ana, o café nem lhe deve cair bem"! Daqui, sigo para o atelier ou para os fornecedores e/ou confecção (a maior parte do meu dia é passado a resolver tudo que tem a ver com o produto Mademoiselle).
Entretanto, quando dou por mim e muitas vezes já atrasada, são quase horas de ir buscar outra vez a tropa toda e seguir caminho... entre banhos, gritos (muitos!), tentativas infinitas de começar a fazer o jantar e perceber que faltam carradas de ingredientes, vou respondendo a emails e ouvindo as aventuras daquele dia de escola de 3 miúdos que querem falar todos ao mesmo tempo...
Finalmente, quando tudo já descansa, ainda vamos acertar coisas do dia seguinte, planear e especialmente colocar lembretes em tudo (ando a sentir-me com pré-alzheimer e isto é verdade - risos)...

(Ufa, até eu fiquei cansada!)

TCUP- É fácil conciliar um negócio em franco crescimento com marido e três filhos?

AJ- NÃO! E por muito que me digam, com calma tudo se faz, eu acho isso uma grande aldrabice. Sei que nao conseguimos nada na vida sem trabalho mas isto dá MUITO trabalho mesmo e quem disser que é facil, é um verdadeiro aldrabão ou entao tem mil ajudas!



TCUP- E qual o segredo do sucesso?
AJ- Fazem-me sempre essa pergunta e eu acho que vou responder sempre a mesma coisa. Para além de tudo, o sucesso deve-se ao amor e entrega com que faço as coisas, quem me conhece bem, sabe que não faço nada, nadinha, sem estar de alma e coração e sem me entregar a 1000% e eu acho que isso transparece. Obviamente que com amor tudo é mais facil!

TCUP- O teu dia tem silêncios?
AJ- Podia dizer que sim (ficava bem e poético) mas não, não tem. E ADORAVA tanto que tivesse.

TCUP- Há tempo para sentar e almoçar?AJ- Nem sempre, mas sim tento parar para almoçar. Estou a aprender a regrar-me. Neste momento já tenho uma pessoa comigo no atelier e vai dando para tirar uma horinha e almoçar qualquer coisa!



TCUP- Tens tempo para ti? E o que gostas de fazer?AJ- Existe muito pouco tempo para mim, e isto é a pura das verdades, desde que fui mãe e, especialmente, a partir do momento que criei o meu próprio negócio. O meu local de eleição passou a ser o quarto de banho, em casa tenho sempre incontinência (mentira!) mas é das poucas alturas em que consigo estar "sozinha"! No entanto, existe e esta lá sempre aquele "OH MÃEEEEEEEEE estás onde?" mesmo que o pai esteja ao lado!!


TCUP- Fazes o jantar todos os dias? Qual o prato preferido?
AJ- Faço quase sempre o jantar! O prato favorito por imposição do Salvador (o caçula da família) é esparguete à bolonhesa e/ou ervilhas com ovos escalfados.
Com o tempo que temos para fazer o jantar, sim o meu marido vai dando uma mãozinha, ou vá, um dedinho, fazemos pratos rápidos e que os miudos não reclamem muito, eles adoram verduras e isso torna as coisas bem mais fácieis...

TCUP- Por trás de uma mulher de negócios está uma grande família?
AJ- Sim, óbvio que sim. Embora a minha família não seja muito grande e tenha estado afastada da minha cidade (Lisboa) durante 3 anos, é claro que sem uma mega família as coisas seriam ainda mais complicadas, especialmente por causa dos miúdos.



TCUP- A tua família é uma verdadeira inspiração?
AJ- Os meus filhos são a minha especial inspiracão, são a minha razão de andar por cá (parece cliché mas é a outra das maiores verdades da minha vida). Faço qualquer coisa por eles!



É ou não uma mulher cool?
Eu cá penso que sim!
Espreitem a Mademoiselle e vejam as novidades que a Ana vai idealizando!

Não podia terminar sem o hashtag da fotógrafa Isabel Saldanha que já trabalhou com a Ana e que tanto mundo tem girado... 

Keep up the good work, #filhadamãe!



O The Close Up no Facebook, aqui!


No comments:

Post a Comment