OFICINA POEIRAS

Depois de ler a entrevista da Leonor Poeiras sobre o seu mais recente desafio Oficina Poeiras, a vontade foi de: largar a secretária e fazer qualquer coisa de bom, simples, por mim, sujando as mãos e a roupa toda!
Diariamente a Leonor transmite que o poder do Do It Yourself é verdadeiro, é renovador, aumenta a auto-estima, faz-nos poupar, estimula a criativadade e é catalisador de momentos a sós, a dois, a três, em grupo... à volta de algo que no final vai ficar na nossa história pessoal.
E, Leonor, o blog assenta-te na perfeição. É criativo, é colorido, comunicativo, bonito, como tu!

Por isso, inspire-se, deixe-se levar pela criatividade da Leonor e faça você mesmo!
Para já, deixe-se levar pela entrevista e conheça a Oficina Poeiras!





TCUP- Uma oficina de nome Poeiras. Como surge este desafio?
Leonor Poeiras- A Inês e o Tiago, meus amigos há muitos anos, lançaram-me o desafio. Eles privam comigo semanalmente, conhecem-me bem, passamos férias juntos, conhecem a minha casa, o meu modo de estar na vida… e profissionalmente dedicam-se aos social media. Somos uma equipa. São eles que fazem a gestão do blog, não os conteúdos, esses são meus! Sem eles isto não existia e sem mim, não haveria Oficina. Costumo brincar e dizer que somos a trindade santa.

TCUP- Como começa esta paixão, esse talento para reciclar, alterar, dar um novo look a peças de todo o tipo?
LP- Desde sempre! Por ser a mais nova de 5 irmãos, sempre tive de reciclar roupas e material escolar... desde sempre acrescentei ou alterei pequenos detalhes às minhas coisas. Ideias não me faltam e com o passar dos anos fui executando-as de acordo com as minhas necessidades. Por exemplo, precisava de um aparador e há uns 7 anos encontrei um à porta da embaixada de França, velho, para o lixo. Francês, lindo, com os pés a virar para fora, sabes? Então, fui buscar uma carrinha, levei-o para a oficina que tinha na altura (esta é o meu terceiro espaço) e pus mãos à obra. Lixei, pintei, refiz as portadas e introduzi prateleiras. 



TCUP- Tens mesmo uma oficina. O que costumas fazer por lá?
LP- A minha oficina vai para obras em breve. E o blog foi lançado antes das obras, precisamente para poder partilhar passo-a-passo a execução da obra. Vamos: partir paredes, rasgar uma janela, substituir quadro eléctrico, contruir um deck, remodelar wc, remendar o tecto e preparar 200m2 de terra para a horta e o roseiral. Ou seja, vai ser um verão intenso na www.oficinapoeiras.com sem dar espaço para as pequenas delicadezas que também adoro fazer: flores de papel, exfoliantes de rosas, etc. É por isso que para já tenho partilhado posts simples. E também porque tudo o que faço na vida é sem pressa, para que corra mesmo bem. Nunca, jamais, porei o carro à frente dos bois. Gosto da ideia de hand&love made.


TCUP- Acreditas no poder do Faça Você Mesmo?
LP- Acredito completamente. E em tudo na vida. Sei que somos capazes de conseguir tudo aquilo a que nos propomos. Pode é custar-nos e, é aí que metade das pessoas desiste… eu não sou assim. Sou obstinada e persistente. Falhar para mim é aprender. Depois de um erro sou sempre melhor pessoa, melhor artesã, melhor profissional!



TCUP- O que mais fazes tu em vez de comprares?
LP- Mudo os móveis várias vezes, mudo-os de divisão inclusivé.. mudo os tapetes, as molduras de sítio...

TCUP- Tens recebido muitos pedidos de conselhos?
LP- Imensos! Tão giro! 

TCUP- Acreditas que muitas vezes as pessoas não fazem porque pensam que é bem mais difícil do que na realidade é?
LP- Exactamente! Caso disso é o post que fiz dos ténis galáxia. Até eu pensava que era difícil, até que experimentei e ficou top!




TCUP- Este blog mudou agora a tua vida?
LP- Um bocadinho. Agora tudo o que faço nesta área de DIY, fotografo. Ou melhor irei fotografar… tenho workshop marcado para aprender a “mexer" na máquina nova. Acho fundamental as imagens terem qualidade e serem bonitas. As imagens bonitas inspiram!

TCUP- Imaginavas-te no mundo da blogosfera?
LP- Mais ou menos! Com a página de FB Oficial dedico-me e adoro o feedback. Um blog é um empenho profissional quase... tenho de fazer um post diário, gosto disso, desse prazo, significa que vou estar sempre activa.

TCUP- Acreditas que a tua vida passa também por este lado mais manual, de criação?
LP- Sempre passou. Um dia que me falte trabalho na TV sei que me desenrasco nestas coisas… auto-sobrevivo (sorriso!). Mas no lado pessoal, digo-te que aos amigos mais próximos, raramente compro presentes... faço-os por norma, dá-me muito mais prazer oferecer o meu tempo - o tempo que usei a fazer aquele presente - do que ir ao centro comercial desenrascar uma prendinha de última hora. 



TCUP- O que podemos esperar da Oficina Poeiras?
LP- Diariamente, uma ideia partilhada. Qualquer coisa que possa ser feito por ti e pelas tuas mãos. Criatividade gera momentos especiais; criar qualquer coisa, por mais simples e imperfeita que seja, dá-nos um prazer e um orgulho diferentes. Para além de nos tornar cada vez melhores na arte de construir, fazer acontecer, criar. Dar largas à imaginação e encontrar as ferramentas certas para fazer acontecer o que desejamos, é o que pretendo. Neste blog cabem a bricolagem, arts&crafts, vida no campo, carpintaria, truques de cosmética, actividades de tempos livres, alimentação saudável, natureza, reciclagem, música, amigos, crianças…  aqui cabe tudo e também cabe um bocadinho da televisão. Este é o meu modo de vida!


Ideias para aproveitarmos melhor tudo isto que temos à nossa volta!
 Se eu consigo, tu consegues.

Estamos juntos?

Like it ? ❤︎ Do it Yourself !


Fotografias de Carlos Ramos e Salvador Colaço






No comments:

Post a Comment