ÀS 9 NO MEU BLOG?

Descobri tardiamente este ponto de encontro. 
E quando percorri este canto senti-me em casa. A escrita, a filosofia, a imagem branca e limpa, as fotografias... Às 9 no meu blog passou a ser um canto familiar, a espreitar todos os dias. A Sofia é quem o alimenta, quem lhe dedica tantas "nove horas" do seu dia. Ali ficamos a conhecê-la melhor e percebemos que é uma mulher que acorda cedo e gosta de o fazer, que tem uma paixão sem fim pela cozinha, por cozinhar, que se inspira no bairro onde vive e na família bonita que tem, gosta de planos e tem os dias cheios de tudo aquilo que importa ter na vida. Amor. Carinho. Trabalho e Dedicação.
Gosto de espaços assim, tão autênticos e verdadeiros que nos sentimos parte da mobília!
Convidei a Sofia para uma entrevista. Disse prontamente que sim. E eu deixei-me levar, imaginando que estávamos frente-a-frente, rodeadas de um delicioso brunch num qualquer mas bonito café lisboeta. E nem importa se faz sol ou se chove porque a conversa será sempre quente. A Sofia não se ficou atrás e respondeu-me com a mesma dedicação e abertura a todas as perguntas que lhe coloquei.
A verdade é que não nos conhecemos ( e espero que um dia os nossos sorrisos se encontrem) mas não faz mal porque está tudo aqui...



(Fotografia by Rita Barreto, Still Photography)

TCUP- Sinto que és uma mulher de agenda, de disciplina. Sofia é mesmo sinónimo de planos? Quantos planos tem o teu dia?
Sofia Castro Fernandes- Os planos, são apenas uma forma de definir prioridades no meu dia-a-dia. Não são rígidos, nem obedecem a uma regra. São um instrumento de orientação, uma forma de evitar desperdícios do bem mais precioso que temos e que é o tempo. Planeando sabemos exatamente o que temos a fazer e quando o fazer. Mas são também planos, que por força das circunstâncias, vão sendo alterados, adiantados, atrasados, modificados. Os planos que fazia em jovem, são diferentes dos que faço hoje e essa mudança acontece diariamente.

TCUP- Ás 9 No Meu Blog. Como te surgiu este nome? E porquê às nove?
SCFO nome do blog está relacionado com um horário que defini na altura que iniciei o meu percurso na blogosfera. Era normalmente às 9h e depois às 21h, que tinha maior disponibilidade para escrever...



TCUP- O que te trouxe de novo o Ás 9 No Meu Blog?
SCF- O que me trouxe de novo? Tanto! Foi através do blog que conheci o meu marido, que conheci amigos, parceiros, colaboradores. Muitas pessoas com quem criei laços e que hoje me continuam a dar carinho e atenção. 

TCUP- Escrever, fotografar e cozinhar são as tuas paixões?
SCF- As minhas paixões estão relacionadas com a forma de viver a vida, isso inclui cozinhar, escrever e fotografar, tendo quase sempre a família como pano de fundo. A família sim, é a minha paixão e envolvo-me de alma e coração em tudo o que lhe diz respeito. E em particular explorando estas três coisas, cozinhar para e com todos, fotografando muitas vezes os nossos momentos e escrevendo sobre eles.

TCUP- Fazes tudo na vida com a mesma beleza com que transmites a tua filosofia no às 9?
SCF- A vida pode ser encarada de duas formas: com o copo meio cheio ou meio vazio. Eu tenho o meu foco sempre direcionado nas soluções e raramente perco tempo em lamentações. Quando assim é, acreditamos e encontramos beleza nas pequenas coisas dos nossos dias, por mais cinzento que se nos apresente. É importante saber apreciar e valorizar o que de bom nos acontece. É um modo de estar na vida!


(O Sal é o mais recente membro da família)

TCUP- Deixas-me a boca em água com as tuas receitas. O segredo está mesmo na cozinha?
SCF-  Não há qualquer segredo. É apenas a forma como eu vejo, aquilo de que gosto. 

TCUP- Comer ou Cozinhar? Qual o teu prato favorito? 
SCF- Sou um bocadinho gulosa, mas confesso, que o que mais gosto é de ouvir a opinião da família quando provam alguma novidade. Quando nos sentamos à mesa fico algumas vezes ansiosa, pela primeira frase de cada um. O prazer maior está na partilha e na satisfação de os ver felizes.

TCUP- Viverias apenas a cozinhar?
SCF- Não viveria fazendo apenas uma coisa. Seria um prazer durante algum tempo, mas depois precisaria de mais desafios e desafios diferentes.




TCUP- Criaste um mundo no Ás 9 no teu blog?
SCF- O “mundo” do às 9 é muito próximo da minha realidade. Eu não o criei, fui apenas expondo pedaços de mim. Primeiro de forma algo tímida, mas depois, incentivada por quem comigo partilha os dias e a aventura de uma vida, cada vez com mais intensidade.

TCUP- Imaginaste este sucesso todo?
SCF- Nunca! O às 9 começou por ser um diário de bordo, um dos meus cadernos de planos e  apontamentos, mas em formato digital.

TCUP- E os mantras, as energias. Onde se encaixam aqui?
SCF- Mantras e energias estão associados à minha vida profissional. Eu procuro enquanto Formadora e Gestora de Recursos Humanos, investir na motivação pessoal no incentivo das capacidades individuais... São, normalmente, exemplos que passo a quem me lê e que servem de mote para que os outros sintam e procurem as suas possibilidades de sucesso e de felicidade.



TCUP- Afinal de contas, quem é a Sofia?
SCF- Quem é a Sofia….. A Sofia é a mãe do Martim, a mulher do Pedro e uma profissional que gere a Grow, uma empresa de consultoria de Recursos Humanos. Uma mulher que como tantas outras, procura diariamente conciliar estas partes, de forma a darem sentido ao todo que é a sua vida. Formei-me em Direito, com uma paixão absoluta pelas ciências civis (Trabalho e Família), por vocação e influência do meu Pai, mas cedo me deixei seduzir pela gestão de Recursos Humanos. Trabalhei em projectos internacionais nesta área, que me permitiram conhecer vários países e lidar com diferentes realidades. O meu regresso a Portugal acontece dando razão à voz do coração e aceitando enfrentar a dura realidade profissional do nosso País, para ficar ao lado de quem amo. Foi uma escolha que hoje me enche de orgulho e que me trouxe para os braços aquilo que me é mais importante e valioso: a minha família. O Martim é uma espécie de luz que me ilumina diariamente a vida e o Pedro, com toda a sua calma transmite-me a tranquilidade e a confiança que preciso diariamente, para continuar a acreditar que os sonhos se realizam, mesmo.



TCUP- Um grande amor, uma família cheia, uma casa repleta de cheiros e uma cozinha cheia de sabores. É este o segredo de tanto sucesso? Autenticidade?
SCF- É fiel a forma como transmito as minhas emoções, os meus sentimentos e não é raro ouvir pessoas a dizer que me conhecem, porque me leem há muitos anos. Se é um segredo de sucesso, não sei. Mas a honestidade é um grande valor, que preservo e transmito. 
Eu gosto de receber pessoas em casa. Mas sendo impossível abrir portas a tantas leitoras encontrei na forma de um blog, a possibilidade de as aproximar um bocadinho e de levar até cada uma delas a nossa casa e a nossa família.

TCUP- Quais os ingredientes essenciais na receita da tua vida?
SCF- Amor, Fé, Confiança e Perseverança

(Amor, Fé, Confiança e Perseverança)

Como jornalista encontro-me diariamente com pessoas e histórias. 
É algo que adoro fazer e me enche o peito. 
Aqui, neste meu espaço, posso dar asas à minha imaginação...
... fazer as escolhas que quero e escrever como gosto.

E é tão bom poder partilhar esta Sofia...
... este Ás 9 e toda a magia que por aqui vai!

Close Up no Facebook, aqui

5 comments:

  1. Gosto da Sofia, mas já adorei. Ao fim de algum tempo, acaba por parecer mais do mesmo...
    E não consigo deixar de achar estranho que alguém que gosta tanto de fotografia, fotografa tudo e mais alguma coisa, e nunca fotografa um prato confeccionado por si, "linkando" sempre as fotografias de comida para outros blogues (e antes nem link apresentava, "apropriando-se" da fotografia como se fosse sua). Para mim este, a par da falta de interacção com os leitores - comments - são as grandes falhas. Ainda assim, é um blogue positivo, bonito e cheio de esperança

    ReplyDelete
  2. A positividade em excesso não é razoável, e ignorar que a vida tem momentos tão doloroso que nos derrubam a esperança não é muito realista. Na vida real nem sempre há saúde e alegria e brilho e dinheiro para tudo. O blog é bonito, as fotografias, os lugares, mas é um pouco como aquelas novelas onde está sempre tudo tão arrumado e cintilante que se percebe que é cenário.

    ReplyDelete
  3. Um blog que se descobre com entusiasmo ,se começa a ler com gosto e depois enjoa ....

    ReplyDelete