CANTAR PORTUGAL EM PORTUGUÊS É...PORTUCALÊS

Portugal é palco de tantas iniciativas de qualidade. Portugal dá nome a tantos projectos e marcas que cantam a nossa portugalidade e transmitem a tradição portuguesa. Tantos são os portugueses empreendedores, corajosos, criativos, cheios de visão.
A Portucalês é uma destas marcas, um destes projectos. A Sónia e a Vanessa Fernandes são duas destas portuguesas visionárias e criativas, irmãs empreendedoras. Olharam para a terra onde cresceram e deixaram-se inspirar, afinal de contas, veia empresarial está no sangue da família. A Portucalês nasce com o lema "Portugal está na Moda", a Sónia e a Vanessa apostaram em peças únicas onde a tradição se mistura com as tendências actuais. E aquilo que começou com uma linha de peças de roupa, tem agora corpo para muito mais...





(Vanessa Fernandes, uma das fundadoras da Portucalês)


TCUP- Como surge a Portucalês?
Sónia Fernandes- O projecto é da autoria da minha irmã e minha também e surge numa altura em que tivemos de repensar a estratégia de negócio da loja dos nossos pais. À época (há um ano atrás) tinham duas lojas: uma de artigos regionais e um pronto-a-vestir. Como o mercado e o consumidor estão a mudar face à conjuntura económica dos pais, também nós resolvemos alterar o negócio para artigos regionais a 100% e criar a nossa própria marca de merchandising nacional. 

TCUP- Porquê Portucalês?
SF- Como referi, a ideia da marca surge num contexto de criarmos a nossa própria marca nacional de produtos ligados à cultura nacional. Ora, Portucalês pareceu-nos que traduzia bem o que queríamos transmitir ao mercado e aos consumidores.

TCUP- Qual é a filosofia da marca?
SF- A Portucalês pretende homenagear as raízes de Portugal, lembrar os nossos símbolos, tornando-os sexy e apelativos aos portugueses e estrangeiros através de um conjunto de peças simples de pret-à-porter: t-shirts, boxers, bonés, calções de banho, malhas e sobretudos.




TCUP- Quais os objectivos e sonhos da Portucalês?
SF- O nosso objectivo maior é conseguir com que a Portucalês seja percepcionada como uma marca de lifestyle nacional e, simultaneamente, como uma marca de souvernir para os visitantes/turistas que se desloquem ao nosso país. Ambicionamos que os ‘nossos’ sintam orgulho ao vestir uma peça que incorpore, de alguma forma, os símbolos nacionais. Queremos pôr Portugal na Moda. Do ponto de vista do negócio, para além da venda online ao consumidor final, queremos desenvolver o canal de retalho. 



TCUP- Porque devem os portugueses apostar na Portucalês?
SF- Muito simples: é uma marca 100% portuguesa que pretende celebrar Portugal e lembrar os nossos símbolos através de uma colecção de roupa que não deixa de seguir as principais tendências da moda internacional.

TCUP- Quem não arrisca, não petisca. É um ditado português muito conhecido. Adapta-se á vossa filosofia de vida?
SF- A 100%! Eu e a minha irmã, Vanessa Fernandes, sempre gostámos de moda e sabíamos que se um dia investíssemos num negócio próprio teria de ser ligado a esta área. A Portucalês é fruto disto mesmo. De uma vontade imensa de ser original e diferente, rebuscando o que de melhor Portugal tem. De repente, tivemos a ideia e ambas afirmámos: é agora ou nunca!



TCUP- A Portucalês é a prova que a tradição está na moda?
SF- Na Portucalês a tradição está na Moda e é reinventada em cada colecção. Não esquecemos os nossos símbolos, raízes, embaixadores e tudo isto converge num mix de ideias que nos serve de inspiração para cada colecção!


A Portucalês garante originalidade e aquele toque português bem especial. 
A colecção renova-se, adapta-se e, além da área da moda a marca não fecha as portas a nada que possa transmitir um espírito bem "portucalês".

É caso para dizer em volta e em bom português: 
A Portucalês é um projecto do caraças!


Close Up no Facebook, aqui

No comments:

Post a Comment