Goodies

Goodies vem de "coisas boas". Pelo menos para mim. 
E na verdade, é possível encontrar dezenas de coisas boas na Goodies! Esta loja gourmet no Chiado, bem perto do Teatro da Trindade, está cheia de alma. Desenhada ao detalhe, com bom gosto, nasce do amor, do carinho e do esforço da Vera e do Daniel. E nem vale a pena separá-los porque não faria muito sentido. Juntos na vida e nos negócios, decidiram criar este espaço já lá vão três anos. 
Receberam-me cheios de sorrisos e um maravilhoso chá, deixaram-me fotografar sem parar, consegui tocar em tudo como gosto e ficar a conhecer cada produto da loja. E são muitos.
De Portugal e do mundo, na Goodies encontramos chás, doces, chocolates, vinhos, azeites, massas, um arroz especial, picantes gourmet, vários tipos de mel, enlatados com história, e um sem fim de pormenores que fazem desta boutique gourmet uma das mais bonitas e bem recheadas lojas que já tive o prazer de conhecer.
Posso já adiantar que voltarei, não só para dois dedos de conversa com a Vera e com o Daniel. É impossível resistir e estou já a fazer uma lista de "goodies" que quero experimentar e, quem sabe, oferecer neste Natal!




TCUP- Como nasce a Goodies?
Vera Mares- A Goodies nasceu de um momento de irreverência, daqueles momentos em que é agora ou nunca. Não estava satisfeita com o rumo da minha vida profissional, não que fosse má, mas não me preenchia e depois de ter tentado várias áreas distintas para perceber se me encaixava em alguma percebi, no começo de 2010, que teria que arriscar sob pena de nunca me sentir realizada. A conjuntura era adversa mas se não tentasse ia continuar sempre com o mesmo estilo de vida, que me sabia a pouco. Licenciei-me em Comunicação Social e Cultural em 2004, realizei um estágio curricular no Centro Cultural Calouste Gulbenkian em Paris, e durante esse período deixei-me encantar pelas imensas boutique gourmet que existem naquela cidade. Adorava perder horas e horas a conhecer todos aqueles produtos, a perceber o estilo de vida de quem criou as lojas, a perceber os hábitos de consumo dos clientes e dia após dia sentia aumentar o entusiasmo. Queria ter algo assim meu, em Lisboa porque como cliente encontrava armazéns gourmet, charcutarias, mas não espaços criados de forma muito acolhedora, que proporcionassem uma viagem aos clientes.  Goodies vem de coisas boas e é uma palavra divertida, que fica no ouvido, fácil de memorizar e internacional, de fácil absorção tanto para o público nacional, como para o público internacional.


TCUP- E porquê aventurar-se no mundo gourmet?
VM- O mundo gourmet é um mundo criado para pessoas muito especiais. Pessoas que adoptam um estilo de vida muito interessante, que optam pela qualidade em praticamente todas as áreas da vida (vestuário, imobiliário, acessórios, alimentação, etc.). Não tem que ser necessariamente um mundo para pessoas com uma condição socioeconómica privilegiada porque existem produtos muito acessíveis, mas são pessoas que têm uma forma de estar na vida muito presente, genuína, sabem o que querem, vivem para si (compram não para ostentar mas para viver) e privilegiam muito todo o atendimento personalizado que é prestado em loja. 




TCUP- Qual é a filosofia da Goodies?
VM- A Goodies é uma loja muito vocacionada para produtos originais, produtos que enriquecem a oferta gourmet em Portugal. Dedicamos muitas horas por semana à pesquisa e ao contacto com novas marcas que nos podem ajudar a alicerçar a marca.  O denominador comum a todos os produtos que vendemos tem de ser qualidade, qualidade sempre associada a um packaging giro, cativante, que faça o cliente ter orgulho e entusiasmo na compra do produto ou na sua oferta.

TCUP- Apenas marcas portuguesas ou também o que de melhor se faz no mundo?
VM- Vendemos produtos de todo o mundo, o importante é que independentemente do seu país de origem, sejam muito bons. Temos arrozes dos quatro cantos do mundo, chocolate do Vietname, chás Franceses, compotas Inglesas, azeite Português, Nougat Irlandês, vinho Português, sal do Havai, entre muitas outras opções. Venha de onde vier o produto, será certamente de grande qualidade. 




TCUP- É fácil cativar os Lisboetas?
VM- Pode-se dizer que sim. Temos uma clientela muito urbana, viajada, que sabe perfeitamente o que quer e adora quando conseguimos ir um pouco mais além. Temos também clientes espalhados por todo o país, daí termos criado a loja de vendas online para conseguir dar resposta aos pedidos e solicitações que íamos recebendo. O público internacional também fica fidelizado. Neste momento expedimos com alguma regularidade para clientes no Rio de Janeiro e Nova Iorque, que vieram à loja aquando da sua vinda a Lisboa, e mantiveram-se clientes. Para nós é um indicador mesmo muito bom.

TCUP- O Chiado é o local perfeito?
VM- O Chiado foi sempre a localização pensada para este projecto. É o bairro mais charmoso e eclético de Lisboa, mistura vários tipos de públicos, tem forte tradição no comércio de rua/tradicional e será sempre essa a nossa aposta. É também um bairro fortemente frequentado por turistas, durante praticamente todo o ano, o que para nós também é naturalmente muito importante.

TCUP- Três palavras para descrever a Goodies?
VM- A Goodies é divertido, glamorosa e única!




A Goodies é realmente tudo isto e mais. 
É um espaço pensado na sua totalidade para que o cliente se sinta bem, tenha tempo para escolher, avaliar e até testar os produtos. Uma marca que tanto podemos levar para casa, como oferecer de presente, procurar numa ocasião especial ou todos os dias.

Deliciem-se e boas compras!


Close Up no Facebook, aqui!   

No comments:

Post a Comment