A culpa é da Carlota!

É mesmo. 
A Carlota tem apenas um ano mas é a responsável pela mudança de vida de Fernanda Ferreira Velez, autora do Blog da Carlota. O que começou como um passatempo é hoje um dos "babyblogs" mais famosos de Portugal, com mais de 13 mil visitas diárias, uma profissão a tempo inteiro, tal como a Carlota.
Mãe e filha ditam tendências, gostam de moda (sim, aposto que a Carlota está sempre atenta!), decoração e fotografia.





TCU- Quem é a Fernanda e quem é a Carlota? 
FFV- É sempre um bocadinho difícil falar de nós próprios, eu particularmente não tenho muito jeito e se me puser a descrever a Carlota só consigo ver qualidades. É um amor de bebé, super simpática, comunicativa, risonha, inteligente, enfim, a filha com que sempre sonhei. No conjunto, a Fernanda e a Carlota são uma mãe e filha comuns, mas que mostram um bocadinho de si e da sua vida num blog sobre moda, tendências, decoração e dicas para mães e filhos. Temas de que sempre gostei, aplicados agora a esta fase da vida. Sobre a Fernanda ainda posso dizer que é uma mãe, que apesar de encantada com a maternidade não deixou de gostar ser mulher.

TCU- Como é o seu dia-a-dia com a Carlota?
FFV- O meu dia-a-dia com a Carlota já exige uma grande gestão de horários. É muito difícil conseguir trabalhar em casa com a Carlota, que neste momento exige muita atenção. Por outro lado, é muito difícil resistir à tentação de ir brincar, ler, pintar com ela. Mas, com a ajuda da minha mãe, tenho conseguido equilibrar trabalho e maternidade, ambos a tempo inteiro. Mas não é nada fácil!

TCU- Porquê criar ou dedicar um espaço à Carlota?
FFV- Não foi algo muito pensado. Eu já visitava alguns blogs e às vezes pensava, eu conseguia fazer isto… Até que imediatamente após ser mãe e completamente absorvida pela maternidade comecei a postar fotos dos kits amorosos que comprava para a Carlota e que já faziam imenso sucesso na rua. Depois, começaram a fazer sucesso na blogosfera. A Carlota era uma bebé super calma, que nos primeiros tempos só comia e dormia, pelo que eu tinha imenso tempo livre.



TCU- Imaginava este sucesso? A que acha que se deve ou qual o segredo para o sucesso do seu blogue?
FFV- Não, não imaginava, de todo. Não sei qual é exactamente o factor de sucesso. Eu acho que as pessoas que seguem um blog prezam sobretudo a genuinidade e eu sou totalmente verdadeira naquilo que escrevo e mostro, sigo desde sempre a minha linha, os meus gostos pessoais, não cedendo, por exemplo, a valores comerciais que não se enquadram na minha vida ou nos meus conceitos. Talvez as mães (mas não só) que seguem o blog percebam isso e por outro lado, se identifiquem também com o que lá vêm, sejam os kits, o lado familiar, a experiência da maternidade, seja um estilo de vida, as dicas úteis, etc. Depois, e agora fala a mãe babada, acho que a Carlota é 70% do sucesso do blog. Acho que a personalidade dela, tão simpática e querida transparece nas fotos. Ela é mesmo um amor!

TCU- A Carlota e o blogue são uma profissão a tempo inteiro?
FFV- Exactamente. Embora a minha ideia quando fiquei grávida fosse parar 2 anos para me dedicar por completo à maternidade, mas o Blog da Carlota trocou-me as voltas. 
Neste momento, já não consigo voltar as costas a este projecto que me ocupa imenso tempo, que já deu origem a outros projectos igualmente trabalhosos e recompensadores - o Mercadito da Carlota - mas que sem dúvida me preenche totalmente a nível profissional. Além disso, hoje em dia considero um privilégio podermos trabalhar naquilo que realmente gostamos e ainda poder conciliá-lo com os filhos, é óptimo.

TCU- Consegue imaginar o crescimento do blogue à medida que a Carlota cresce também?
FFV- Sim, consigo perfeitamente. Aliás, acho que uma das coisas que faz as pessoas seguirem o blog é assistirem ao crescimento de uma bebé, que agora é quase uma menina. São quase como umas tias!

TCU- O sucesso do blogue alterou os planos para o mesmo? Neste momento qual o objectivo?
FFV- Não tenho um objectivo completamente definido. Tenho vários projectos para a frente. Por exemplo, a seguir ao Mercadito da Carlota - Porto, que é já no dia 21 de Abril, tenho mesmo que começar a escrever o livro, que me comprometi com a editora entregar este ano. E depois no Natal virá o Mercadito da Carlota de Natal, com muitas novidades. 

(fotografia de Catarina Zimbarra)


TCU- É  muito abordada por outras mães e não só? O que lhe dizem?
FFV- Sim, sobretudo por email e mensagens. E eu vou respondendo, muitas vezes em forma de posts. Mas também pessoalmente quando me encontram. Fazem-me perguntas de todo o género, envolvendo a maternidade, mas sobretudo moda infantil. Também sou abordada pelas marcas, mas faço uma grande selecção e só falo do que realmente gosto e uso. Não conseguiria falar de uma marca, peça ou produto que não gostasse. 

A verdade é que a Fernanda nunca pensou muito sobre bebés. Hoje, o que mais gosta de fazer é ser mãe da Carlota!
O Blog da Carlota é um extra que ganhou com a maternidade, um espaço onde consegue dar asas à imaginação e escrever sobre aquilo que gosta. Quando lhe perguntei o que é que o Blog da Carlota acrescentava como mulher e como pessoa, a resposta foi simples. "Muitas experiências novas, muitas pessoas que adorei conhecer, muitos projectos de sucesso, e essencialmente a mim, um projecto profissional. Ou seja, imensas coisas boas."
São realmente muitas coisas boas que acontecem com amor e dedicação. 




Mas sejamos honestos, a Carlota é uma delícia, simpática e fofa.

Obrigada, Fernanda e Carlota!

1 comment:

  1. Gostei muito da entrevista!!
    Como futura mamã, pois agora estamos na fase pré ;) é um blog que já sigo e adoro.

    Beijinho ás 2 e claro, á estrelinha principal...a Carlota
    <3

    ReplyDelete