Vanessa Oliveira


É dos rostos mais conhecidos da televisão portuguesa.
Inicia o percurso profissional na TVI mas é na SIC que mais cresce e dá provas do trabalho como jornalista e apresentadora!
Televisão e Moda são duas paixões que caminham lado a lado.
Vanessa Oliveira... dispensa apresentações!



TCU- Moda e TV. O que gostas mais numa e noutra?
Vanessa Oliveira- São as minhas duas paixões! Foi o que fiz a vida toda! A moda foi onde comecei. Onde me tornei responsável, pude criar a minha independência e a televisão foi onde me tornei adulta, crescida e uma mulher. Ambas fazem parte de mim, daquilo que sou, daquilo em que me tornei.

TCU- Começaste na TVI e cresceste na SIC. Quais os projectos que mais gostaste e o que te acrescentaram em ambos os canais?
VO- Não posso deixar de recordar com carinho o primeiro programa em que estive envolvida à séria: a Quinta das Celebridades. Foi a primeira vez que trabalhei de verdade, todos os dias com horário certo, depois da faculdade. Foi com pessoas, que hoje ainda são grandes amigos, que aprendi como se faz o que faço hoje tranquilamente. Foram bases muito importantes para desenvolver a minha profissão.
Já na SIC passei por muitos programas. São quase sete anos de trabalho sem nunca parar, graças a Deus. É difícil escolher mas posso destacar dois: Família Superstar e Fama Show.
O primeiro porque, para além de ter adorado fazer, consegui dar um grande salto ao nível da melhoria do meu trabalho. E o Fama, já está quase com cinco anos! Raramente um magazine social dura tanto tempo e sempre com audiências espectaculares. Trabalhamos muito todos os dias para que isto seja uma realidade.
Em suma, adoro o que faço e ainda me pagam por cima. Quem poderia pedir mais.


TCU- Reportagem ou apresentação? E o que mais gostas numa e noutra?
VO- Cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Na apresentação estás muito condicionada a um alinhamento, ao género de programa e ao horário. Em particular, tento nunca deixar de ser eu própria mas tudo é mais "certinho".
Quanto à reportagem, temos muito mais liberdade para “brincar”. Tenho carta verde para poder ser bastante criativa que é o que eu mais adoro. Mas, principalmente no Inverno, custa estar sempre de um lado para outro, com chuva ou muito frio!

TCU- Como é o teu dia-a-dia, a nível profissional?
VO- Muito preenchido. Ou a fazer reportagens, ou a gravar as partes de estúdio. Também visiono e edito cada reportagem que faço. A acrescentar a isto que é só da SIC, tenho trabalhos ainda de moda da minha agência, mais a Tese de Mestrado que estou a fazer.

TCU- Como imaginas o teu futuro em TV e o que projectos gostavas de desenvolver?
VO- Não penso muito no futuro. Gosto de viver o dia-a-dia. Aquilo que quero é ter sempre trabalho e coisas para fazer e desenvolver a mente. O resto vem sempre por acréscimo. Não peço muito. Normalmente as coisas boas vêm quando não as esperamos e quando temos as consciência de que o nosso trabalho é bem feito.

TCU- O Fama Show é o teu projecto permanente. O que mais gostas no programa e qual é o segredo do sucesso?
VO- Nós trabalhamos muito durante a semana. Cuidamos todos de cada pormenor, e quando digo todos não somos só nos as apresentadoras, são os Operadores de Câmara, as Produtoras, os Editores, os Coordenadores. Tudo para que nada seja deixado ao acaso. Depois é a nossa imaginação a funcionar. Cada reportagem tende a ser irreverente, curiosa, apimentada no seu melhor, com bom humor e com alegria. Cada rubrica é pensada para que o telespectador se sinta familiarizado com o que está a ver e com quem está a responder. Mas, mais do que todo o trabalho, acho que a união enquanto equipa é o segredo!


TCU- Reportagem ou momento mais caricato?
VO- São muitos mas posso destacar o momento em que três de nós (Eu, a Orsi Feher e a Cláudia Borges) fomos apanhadas nos apanhados do Nuno Graciano para um aniversário da SIC. Foi uma situação muito complicada e com a qual nós não estávamos a reagir muito bem mas lá descobrimos e foi muito divertido…mas acreditem, não é nada fácil estar no papel de “apanhado”!
Um momento que recordo com carinho foi o primeiro dia da Mãe em que as nossas cinco mães apresentaram o programa connosco. Foi muito divertido e comovente ao mesmo tempo. A mãe da Orsi que não fala uma palavra de Português, a mãe da Liliana que já tem alguma idade e, mesmo assim, aceitou o desafio, todas nós cheias de mimos e muito mimadas. Foi um momento, sem dúvida, para recordar para sempre.

TCU- Como te abordam na rua e qual o feedback que te dão?
VO- Até hoje foi sempre muito positivo. As pessoas querem beijinhos, fotografias, autógrafos, conselhos, dizem que gostam muito de mim e para mim isso é muito importante pois é um reflexo de que o meu trabalho chega a algum lado. Sabe muito bem.

TCU- E na área da moda, há algum objectivo por atingir?
VO- Oh! Já não tenho idade para isso! (Risos) Já atingi tudo o que tinha para atingir. Hoje em dia faço-o por paixão e dedicação! Foi uma carreira com muitos, muitos momentos bons, boas recordações, cheia de amigos, conquistas e barreiras superadas! Sou muito feliz com o que conquistei até hoje.




TCU- Sentes-te privilegiada por fazeres o que gostas?
VO- Sim, sem dúvida. Eu adoro o que faço. Gosto muito de trabalhar na SIC, com todos o que tenho o prazer de trabalhar. Tenho a sorte de realmente fazer o que mais gosto. É um orgulho e um prazer poder levantar-me de manhã e ficar com um sorriso por saber que sou feliz.


PERFIL

Restaurante favorito?
Trincas Espinhas – na Praia de São Torpes.
Prato preferido?
É difícil escolher porque gosto de muitas coisas mas não resisto a sushi ou uma boas peças de marisco.
Livro preferido?
Sou uma romântica e tenho vários estilos literários favoritos mas, “O Diário da Nossa Paixão” arrebatou-me para sempre.
Banda e música?
Peal Jam, Bom Jovi, U2, tantas…música: “Drops of Jupiter”.
Filme favorito?
Mais séries: True Blood, por exemplo.
Acordar cedo ou tarde?
Tarde!
Dia ou noite?
Dia!
Campo ou cidade?
Cidade.
Qual o local em Lisboa que mais gostas de estar?
Na minha casinha!
Cor preferida?
Branco ou preto.
Na moda, saia ou calças?
Tem dias mas preferencialmente calças.
Salto alto ou rasos?
Também tem dias mas maioritariamente rasos.
Botas ou ténis?
Ténis.
Casual ou chic?
Casual chic.
Com ou sem maquilhagem?
Sem maquilhagem.


(fotografias cedidas pela agência de modelos Elite)

No comments:

Post a Comment