Sentimentos de Uma Vida

O que são sentimentos de uma vida? Quanto vale uma vida? E quanto valem os nossos sentimentos?


Quando se unem talentos à volta de uma causa maior, o resultado só pode ser feliz. É o caso do livro "Sentimentos de Uma Vida", que junta o fotógrafo e manequim Alexandre da Silva e a jornalista do Jornal Expresso, Catarina Nunes e que conta a história de alguns idosos que frequentam o Centro Paroquial São Jorge de Arroios.
De uma experiência de vida pode retirar-se algo bom. Foi o que fez o Alexandre. Através da lente da máquina fotográfica, captou todas as memórias, vivências, rugas, lágrimas e alegrias destes idosos. 




Numa altura em que a população portuguesa nunca esteve tão envelhecida, é importante alertar para esta realidade. A solidão é algo que nos pode tocar a todos se todos tivermos o privilégio de envelhecer. Mas, tal como o Alexandre e a Catarina se aperceberam, esta é uma realidade à qual a maior parte das pessoas viram a cara. 


O objectivo de "Sentimentos de Uma Vida", além de angariar fundos para o centro paroquial,  dar dignidade e humanizar um processo que na nossa sociedade é visto como algo de negativo e sem valor. É pôr o país inteiro a pensar no tipo de valores e de humanidade que queremos e aproximar gerações, porque um ser humano é sempre um ser humano, independentemente da idade", afirma Catarina Nunes, que realizou todas as entrevistas.




"Não sou técnico nem trabalho na área, mas a criação e a divulgação deste livro fez-me sentir e estar mais próximo desta realidade (...). Se não mudarmos a nossa mentalidade, o nosso futuro não será tão bonito como o nosso passado. Temos de fazer a diferença, NÓS demos um exemplo, tu também podes, faz a diferença, faz.
Um grande beijo e abraço para todos os leitores e para todos que seguem este trabalho, que também é um bom exemplo de querer e fazer...a diferença é a acção", é o que pede Alexandre da Silva que encontrou mais obstáculos do que poderia imaginar para conseguir concretizar este projecto.


Ao escrever este artigo lembrei-me de uma música e, se fosse uma reportagem televisiva seria a minha escolha. "The Story" de Brandi Carlile é a banda sonora perfeita para esta história.



"All of these lines across my face, tell you the story of who i am"


À medida que vamos envelhecendo, todos temos histórias para contar. Porque não ter essa oportunidade? Noutras culturas, os idosos são vistos como os sábios, conselheiros, líderes. Porque realmente o são.

"Envelhecer é um processo diário e a sua riqueza está no facto de ser o resultado de experiências, aprendizagens, momentos partilhados, da própria passagem do tempo, que só acrescentam e não diminuem o ser humano. Nesta perspectiva, envelhecer é um ganho e não uma perda de valor, como as sociedades ocidentais apresentam os idosos." 


São palavras da Catarina, que o Alexandre também partilha e poderiam ser escritas por qualquer um de nós. "Sentimentos de Uma Vida" custa 15 euros e reverte na totalidade para o Centro Paroquial São Jorge de Arroios.


Será a moda da solidariedade apenas mais uma tendência que acaba por desaparecer? Quem não gosta de contribuir com algo útil e olhar além do seu próprio umbigo? Há que fazê-lo com convicção e ter sempre presente que, a nossa vida começa em pequenos mas que termina em velhos.


(Fotografias de Alexandre da Silva)








No comments:

Post a Comment