Na moda com...SORAIA

Conheço a Soraia já há alguns anos. Quando criei o Close Up foi a primeira pessoa que quis entrevistar. Por vários motivos mas, acima de tudo, pelo o trabalho que desenvolve no blog Carmo Avant Chanel e porque é das pessoas com mais sentido estético.



Não sei se é intrínseco, se por ter veia artística apurada, mas a verdade é que a Soraia faz sempre as escolhas certas, é criativa, tem sensibilidade e sabe criar tendências.
O blog Carmo Avant Chanel é, na minha opinião, dos melhores blogs de moda em Portugal, este último ano os fashion bloggers ganharam um destaque imenso e a Soraia está na primeira fila. O blog é minimalista e original tal como a ela. Gosto do lema "Less is More", acho que a Soraia o personifica muito bem mas seja Less ou More, com mais ou menos detalhe, está sempre na moda.


Hoje começa a ModaLisboa, o maior evento de moda em Portugal, a Soraia participa pela segunda vez no Bloggers Battle, pensei que uma pequena entrevista seria o ideal para abrir as hostilidades, já que nos próximos dias Lisboa transpira moda, tendências e criatividade.


TCU-  Como nasce o interesse pela moda?
Soraia- Acho que não nasce de forma racional ou sequer perceptível no início. Quem gosta de moda, no inicio é apenas um esteta, ou tem uma sensibilidade maior para o estético.


TCU- Achas que é algo intrínseco ou que se aprende?
Soraia- Pode aprender-se, porque não. No meu caso, acho que o descobri muito, muito cedo, na infância, com desenhos que fazia nas revistas de moda da minha mãe, nas roupas que costurava para as bonecas.



TCU- Porquê criar o blog Carmo Avant Chanel?
Soraia- Porque precisava de um escape criativo, e de uma satisfação pessoal, que na época, não estava a extrair do meu trabalho.

TCU- Como avalias os blogs de moda em Portugal?
Soraia- Em estado embrionário, ainda…. Mas também, não temos o mercado de moda que existe noutros países.

TCU- O que faz um blog ser um blog de moda?
Soraia- Falar de moda ou mostrar moda (quer seja streetstyle, self-style, fashion news) (ponto final parágrafo)

TCU- Para ti, o que é estar na moda? Sei que a pergunta é colocada muitas vezes mas acho que vai além da atitude, que é basicamente o que todos dizem.
Soraia- Vai além do vestir bem, creio eu… atitude é importante, mas mais do que isso, é apropriar tendências e torna-las únicas.


 TCU- Por vezes o problema nem é vestir, é conjugar, concordas?
Soraia- Por vezes o problema é não pensar… tem de haver alguma diversão, criatividade e raciocínio… em oposição ao, “ eu vesti as únicas peças que estavam lavadas” (o que às vezes também acontece, enfim).



TCU- Vais participar pela segunda vez no Bloggers Battle. O que pretendes fazer com a tua candidata?
Soraia- Nada radical, ela é muito bonita, não precisa de muito. Tem estilo natural, tem pinta, tem o tão falado “je ne sais quoi” e só precisa de mais direcção.



TCU- Começa hoje a ModaLisboa, o que pensas deste evento, o maior de moda em Portugal?
Soraia- Penso que está a melhorar. Como disse, não temos o mercado de moda que há, por exemplo, noutros países europeus (não precisamos de ir mais longe geograficamente falando) por isso, não conseguimos ser tão competitivos, mas acho que é um processo gradual e quem sabe se um dia, na rota das semanas de moda europeias, Lisboa não será a próxima Paris.

TCU- E dos estilistas portugueses?
Soraia- Adoro! Cada vez melhores e que orgulho, por exemplo, de um Filipe Oliveira Batista, diretor criativo da Lacoste! Temos muito talento para exportar.






Perguntei à Soraia o que mudava em mim, na minha imagem. Sei que gosta de criar visuais e fazer editoriais. Disse que gostaria de me ver de franja. Acredito que o corte de cabelo pode definir um estilo e posso começar por aí. Passo seguinte: desafiar a Soraia a criar um visual para mim, ganhar asas e voar. Acho que ainda a vemos ver no Close Up e não só!

6 comments:

  1. Gostei MUITO da entrevista girls!!
    Esta é a Carminho!!
    Kiss
    Maf

    ReplyDelete
  2. Adorei a entrevista!! Gosto imenso do blog da Soraia Carmo. Gostei mesmo muito deste The Close Up :)

    bjs*

    ReplyDelete
  3. Obrigada Isabel! É para ir espreitando então! ;)

    Bjs
    Tatiana

    ReplyDelete
  4. Gostei muito da entrevista!
    O blog da Soraia é mesmo um dos melhores. :)

    ReplyDelete
  5. obrigada babe ;) amei!!! love u :)

    ReplyDelete