A Mónica e a Mini-Saia

A vida dá voltas. Muitas vezes surpreendentes. 

Há seis anos a Mini-Saia nascia no mundo dos blogues. Na altura, Mónica Lice viva em Bissau e dava aulas de Direito. O blogue parecia ser o escape perfeito e a melhor forma para explorar temas como a moda e a beleza.
"Pensei, quando o criei, em criar uma espécie de revista de moda e beleza, que não tinha, porque não podia comprar (à data, não se vendiam revistas em Bissau), mas que poderia construir eu e mostrar ao mundo", explica Mónica Lice.


No começo, o blogue da Mini-Saia tinha 20, 30 visitas por dia. Números tão pequenos quando comparados com as 12.000 visitas diárias que tem em média neste momento. Mas tal como a Mónica descreve, mesmo com 30, a casa parecia cheia. Agora também mas a responsabilidade é infinitamente maior.
O regresso a Portugal foi o motor da mudança profissional. O mundo dos blogues era praticamente inexistente em Portugal, e a moda, as tendências, a beleza, uma paixão tão antiga, que mesmo contra todas as incertezas, decidiu arriscar.
"Quando terminou o meu contrato e soube que tinha que regressar a Portugal, comecei a pensar nessa possibilidade. Foi então que decidi que fazia sentido formar-me na área, tirar um curso de consultoria de imagem e começar a desenvolver, de forma mais profissional, o blog".

E será que foi um desafio difícil?
"Sim, no início, foi. A família estranhou a mudança e não o aprovou, de imediato. Por outro lado, há três anos atrás, a ideia de parcerias e de publicidade em blogues era quase uma miragem".


Hoje em dia, a Mónica e a Mini-Saia marcam presença nos mais variados eventos em Portugal e não só.
"Tenho tido a sorte de receber convites para tomar parte de eventos de moda e beleza fantásticos, em Portugal e fora dele. Um dos mais marcantes dos últimos tempos foi o convite para ir ao Brasil, para assistir ao São Paulo Fashion Week e conhecer, entre outras coisas, a Fábrica O Boticário, em Curitiba."

Seis anos depois, a Mini-Saia é uma marca consolidada, com um público fiel, atento, que quer saber em tempo real todas as novidades do mundo da moda e da beleza, que pede conselhos e dicas. Mulheres que se interessam por estar bem e que querem cuidar de si. 
"Tenho o meu escritório em casa. No entanto, são raros os dias em que trabalho todo o dia em casa. Normalmente, levanto-me cedo para preparar posts, responder a e-mails, actualizar posts, escrever textos. E quando tenho reuniões, consultas ou apresentações, tenho que sair. É um trabalho que me consome muito tempo, porque não tenho colaboradoras e recebo muitas solicitações. Tanto posso estar a trabalhar às 8h como às 24h".

Com um livro editado, participação em programas de televisão, passatempos, consultoria de imagem, presença em eventos de relevância, entrevistas e divulgação de projectos e marcas, o blogue da Mini-Saia é realmente uma plataforma de comunicação completa, apelativa e acessível. Afinal de contas, o futuro da comunicação passa acima de tudo pela internet.
"A Internet é o futuro da comunicação – comunicação essa que passa pelo digital, seja ele em que formato for! Por isso, os blogues estão no bom caminho, a esse nível, se possível apoiados por outras plataformas, como o Facebook, por exemplo.
Quanto aos blogues portugueses, neste momento, nascem novidades a cada dia. É essencial separar o trigo do joio e perceber o que é que interessa e o que não interessa. Infelizmente, há muita coisa pouco interessante e original. E é bom que as jovens bloggers percebam que ter um bom blog dá muito trabalho".


Moda e Beleza por Mónica Lice

TCU- Que cuidados de beleza tens contigo?
Mónica- Sou muita cuidadosa com o meu rosto, porque, quando jovem, sofri muito com o acne. Por isso, limpo sempre e hidrato. Uso proteção solar diariamente e gosto de me maquilhar um pouco. Uso hidratante no corpo, creme anticelulítico e ando muito a pé.

TCU- Para cuidar a imagem, na tua opinião, o que é essencial?
Mónica- Cuidados de beleza – corpo e rosto. Saber maquilhar-se e ter um guarda-roupa cuidado, adaptado ao tipo de corpo e aos desafios profissionais do dia-a-dia.

          TCU- Esta Primavera/Verão: o que não pode faltar no armário? Qual o acessório indispensável?
Mónica- Nesta primavera-verão, as cores pastel são essenciais, as rendas, as transparências, os estampados florais e as cores néon também.
No entanto, mais do que seguir tendências, é importante perceber o que nos favorece e fica bem.


Conheci a Mónica num evento da H&M em Paris. Estávamos em reportagem, a cobrir a apresentação da colecção da Sonia Rykiel. Foi a primeira vez que me deparei com a realidade dos blogues num sentido mais profissional, principalmente na área da Comunicação. E sei que não é fácil.
Quando, nesta entrevista, perguntei como imagina a Mini-Saia daqui a uns anos, a Mónica respondeu: "Só o tempo o dirá! Mas espero que continue a fazer as mulheres sentirem-se mais bonitas, e com um sorriso no rosto!"

3 comments:

  1. Olá Tatiana, como está?
    Não sabia que também andava neste mundo!! Fico feliz por saber. Por isso mesmo, gostava de lhe fazer um questionário... caso aceite, envie-me um mail:
    anarc.blogue@gmail.com
    (Blogue: www.anarc-ana.blogspot.com)

    ReplyDelete
  2. Excelente artigo, bem redigido!

    Ainda por cima sobre uma blogger de quem gosto muito e que tem uma história interessante e inspiradora!

    Gostei :-)

    Cat

    ReplyDelete
  3. Obrigada Catarina! Gostei muito de o escrever!
    Fique atenta aos próximos!

    Bjs,
    Tatiana

    ReplyDelete