Laços. Ties. Liens. Lazos.

Uma vida é feita de memórias. Laços. Sorrisos. Amor. Assim se espera.
Casamento. Filhos. Trabalho. Projectos. E para alguns, fotografias.
Para Catarina Ferreira, artista plástica, estes momentos ganharam forma aos 22 anos quando, ainda na faculdade de Belas Artes, casou. Um ano mais tarde nasceu a Leonor.
E neste ponto, toda a vida da Catarina mudou, como muda para todas as mães. Optou por ficar em casa, deixou a galeria onde trabalhava, fez uma exposição de pintura e a Leonor crescia. E com este crescimento a necessidade de registar e eternizar, cada sorriso, brincadeira, momento.


E afinal já não é só a pintura, é a fotografia também, que tão verdadeiramente capta tudo e não esconde nada. E já não é só a Leonor, é o Xavier também.


(Eu, a Leonor e o Xavier em modo auto-retrato, em especial para o The Close Up)


Assim nasce o blog TeteMãe. "Criei o TeteMãe com a ideia de registar as coisas mais giras que os meus filhos dizem e fazem. Aquelas frases, aquelas aventuras, aquelas imagens que não queremos de todo esquecer", diz a Catarina.


E assim é, um diário fotográfico sobre a Leonor e o Xavier, sobre a família da Catarina e os bons momentos que passam todos juntos.
A verdade é que, e à medida que exploramos o blog, a ideia é apaixonante por si só. Que mãe e pai não querem guardar momentos, os mais importantes e até mesmo os mais corriqueiros, que vivem com os seus filhos? Poder colocá-los numa parede, num álbum, no computador e espreitar de vez em quando? Recordá-los mais tarde, quando já passaram anos?
A paixão da Catarina pelos seus filhos e pela fotografia levou-a a explorar esta vertente artística, a par com a pintura. O resultado está à vista e pode espreitar aqui.
" A família é uma coisa fantástica,  gera imensas ideias porque está em constante crescimento. Para os miúdos tudo é novo, eles obrigam-nos a ver o mundo de uma forma mais simples, mais bonita. Fazem de mim uma pessoa muito melhor. Muito mais feliz. É impossível estarmos tristes quando temos uma família coesa. A família, como muitos dizem, é, mesmo , a base de tudo o que somos. E eu gosto muito da família que estou a construir, e isso sem dúvida que estimula a minha criatividade!"
Mas a Catarina não fotografa apenas a família. É solicitada para sessões fotográficas de família, entre mãe e filho, entre mãe e barriga, avós e netos, amigos. A preços acessíveis e num local à sua escolha, a Catarina regista algumas das suas rotinas se quiser abrir as portas da sua casa.
A par do TeteMãe, a Catarina criou um novo blog que tem apenas um mês de vida. É inspirado no famoso site nova iorquino The Glow, e chama-se Ties.
" O Ties é um projecto especial, que levou tempo a amadurecer, foi necessário ser mãe, ter a profissão que tenho, estar em casa com os miúdos e ser muito convicta das opções que tomei. É um projecto que acima de tudo, mostra o que eu sou e tem um significado diferente: permite inspirar cada visitante. "













Aqui vai encontrar mamãs empreendedoras, criativas, ligadas de alguma forma ao meio artístico, com pequenos negócios. Mães portuguesas que tentam conciliar a vida pessoal e profissional.
A base é a fotografia, a casa, a família e também o trabalho.
Com 25 anos, marido, dois filhos, afinal a Catarina tem muitos trabalhos. Apenas decidiu que o mais importante está em casa.
No fundo, tem tudo a ver com impressões e sentimentos, com o eternizar das nossas vivências, para ganhar memória.
Para sentir, nada melhor do que viver, para recordar, nada melhor do que fotografar.




2 comments:

  1. Olá Tatiana!
    Goste mesmo muito do blog, embora não seja uma grande comentadora e como vou continuar a passar por aqui muitas mais vezes tenho uma reparação a fazer,peço desculpa pela intromissão, mas era algo que já era para ter perguntado há mais tempo:com tantos nomes disponíveis, como é que escolheste um termo, normalmente associado ao cinema, ainda por cima dum blog já super conhecido:
    http://close-up-blog.blogspot.pt/
    Uma pessoa ouve "Close Up" e faz logo associação com este, que é muito bom, acho que acabas por sair prejudicada!
    Fora isto, keep up the good work!

    ReplyDelete
  2. Olá!!
    Sem problema o reparo! :) Mas sabes que não é fácil escolher um nome para um blog que já não esteja a ser usado! Sou nova nestas lides e quando criei o blog com este nome, que gosto muito, nem sabia da existência desse.
    The Close Up é um plano aproximado, tal como as entrevistas que faço. É um termo usado no cinema, na fotografia e em muito mais áreas!! Acho que tem tudo a ver comigo, com o meu percurso profissional e com o que pretendo para o blog!
    Espero que continues desse lado!! :)))

    ReplyDelete